Escolhi fazer o primeiro relato de provas por aqui da Maratona de Floripa de 2023! Eu quebrei, mas bati meu RP 🤩 – 3h38’58 e fui muito feliz. Não teve nenhuma lamentação pela quebra, porque a experiência que eu tive só teria quebrando.
Eu fiz um ciclo para essa prova relativamente bom, dentro das minhas condições. Ela aconteceu depois do meu primeiro 70.3 (prova de triathlon) no Rio de Janeiro, que vou contar em breve como foi. Eu sempre digo que o melhor de correr uma maratona é o aprendizado que a gente tira até cruzar a linha de chegada.
Eu comecei a prova muito forte (para mim) porque eu queria terminar a maratona abaixo de 3h35 – eu queria o índice para fazer a Maratona de Boston que para a minha categoria (35 a 39 anos) é de 3h35. Estava me sentindo muito bem no início e quando eu passei pela meia maratona percebi que eu tinha exagerado um pouco no pace. E sabemos que em uma maratona um deslize no início paga-se no final…
Eu quebrei por volta do km33 da Maraonta de Floripa de 2023, bem ali naquela retona. Eu só via asfalto na minha frente e o 35 parecia estar cada vez mais longe. No retorno, o que era pra ser plano parecia uma montanha (e olha que amo montanha) 😅 Naquele momento pensei em entregar já que não ia conseguir o tempo que eu queria. Esperei chegar no posto de hidratação para pegar uma água e um gel para ao menos ter o que fazer enquanto estivesse andando. Eu vi muitas pessoas paradas se alongando porque a cãimbra estava apertando.
Mas logo lembrei que não era aquilo que eu queria e resolvi buscar uma força dentro de mim que eu sabia que estava lá. O mais importante de tudo era realmente não entregar a prova assim tão fácil e lutar até o fim.
Eu lembro de olhar no relógio e pensar que era impossível qualquer coisa abaixo de 4h. Nessa hora precisei ter uma mente boa para conseguir chegar forte até o fim. Comecei a ter a sensação de que o tempo estava demorando mais a passar, como se eu corresse e ele não passasse. O que era bom porque assim eu ganhava tempo para conquistar meu RP, pelo menos.
Foi então que decidi parar de olhar o relógio e deixei meu coração me guiar, me entreguei para qualquer resultado. Qualquer tempo que viesse me deixaria MUITO feliz, só por estar ali, só por poder viver aquele momento. Quando comecei a ver o pontinho azul do pórtico de chegada da Maratona de Floripa de 2023 quase não acreditei. Foi como se finalmente tivesse conseguido ouvir Deus falando: aqui eu assumo, só curte! 😎 E eu cheguei! Muito, mas muito feliz! Com o coração transbordando de alegria.
A gente pode treinar, correr maratonas e maratonas, mas nunca é fácil e nunca é como a gente quer, mas, sim, a experiência que a gente precisa naquele dia. Eu não conquistei meu índice para Boston na Maratona de Floripa em 2023, mas conquistei uma experiência linda que eu só poderia ter tido quebrando.
E para a minha felicidade, meses depois eu descobri que como a Maratona de Boston recebeu muitos inscritos, o índice precisou ser alterado e teve um tempo de corte. Eu teria que ter corrido abaixo de 3h29 – o que não iria acontecer este ano!
Para correr essa maratona eu escolhi o tênis ASICS Metaspeed Sky+ que para mim foi perfeito. É um tênis muito leve, muito respirável, com alta responsividade e confortável. Eu vejo muita diferença correndo com ele, principalmente quando preciso correr mais rápido. Ele me dá aquele impulso extra que a gente precisa numa maratona.
Você está pensando em correr a Maratona de Floripa também? Eu super indico, foi uma prova muito redonda, não tive nenhum problema, o clima estava perfeito. Confere abaixo uma das melhores dicas que posso dar.
Dicas para a Maratona de Floripa
Como eu fiz a prova visando tempo, qualquer segundo para mim poderia fazer a diferença, então eu estudei o percurso para entender onde tinha subida, como fazer a hidratação e principalmente, como seria a tangente da prova.
Para estudar o perscurso eu assisti esse vídeo do canal Por Falar em Correr que detalha quase km a km. Eu indico muito, porque me ajudou demais! Eu fechei a maratona com pouquíssima diferença na distância.
Você gosta desse tipo de conteúdo? Me deixa um comentário aqui para eu saber o que achou! Quase sempre publico também minha rotina de treinos e etc no meu instagram, segue lá também!
Dicas do percurso da Maratona de Floripa 2023